Gentileza

Ele havia ganhado o dia.
Ele havia perdido a hora.

Aquela garota por quem fora apaixonado durante toda a juventude e que a vida havia levado não sabia para onde o encontrara ao acaso na padaria do centro, onde ele sempre tomava seu café.
O ônibus em que deveria estar naquele momento, o perdera havia meia hora. Meteu-se na roupa tão rápido como pôde, ajeitou rápido o cabelo e saiu correndo de casa, sem sequer tomar café.

Carregava seu cappuccino por entre as mesas, desviando-se das pessoas que lotavam a loja. Esbarrou em uma delas, deixando derramar um pouco da bebida no pires. Virou-se para se desculpar e seus olhos cruzaram-se. Era ela.

Levava seu arquivo, abarrotado de processos, evitando as pessoas que toda manhã apinhavam o centro da cidade. Trombou com uma delas e, por sorte, seu arquivo não caíra. Praguejou algumas palavras, sem ao menos olhar para ver quem era.

Com calma, terminou seu cappuccino, olhando-a nos olhos e sendo feliz por tê-la encontrado. Ao final, um milagre: ela lhe entregara um pequeno papel, com seu telefone.
Apressado, acelerava o passo por entre aquele povo, sem se preocupar em olhar as pessoas no rosto. Sua maior interação com eles era quando recolhia o lixo que lhe davam os panfleteiros que se colocavam no seu caminho. Tomava-lhes os panfletos também sem se dignar a olhá-los, acionado mecanicamente pelo som de papéis batendo em mãos. Pegava-os, amassava-os e os atirava ao chão.

Sua alegria era tamanha, que não podia conter o sorriso. Aquele pedacinho de papel era seu grande tesouro, e carregava-o com cuidado próprio a objetos dessa estirpe. À saída da padaria, bateu-o contra a mão, em comemoração àquele pequeno milagre, como se atestasse, assim, a própria existência daquele objeto tão caro. Fitou-o contente.
E não conseguiu ver quem lhe tomara da mão, como um raio, nem pra onde havia ido.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: