Der Mindingo

Esta é verídica e se passou na Alemanha, na Copa de 2006.

Não me lembro se em Stuttgart, Frankfurt ou mesmo Berlim. Foi numa dessas Gottaskaemstadt alemãs. Uma turma da equipe dos colegas jornalistas ia por uma das ruas da cidade, quando foram abordados por um homem. Nem estava o dito cujo maltrapilho assim. Aqui, no Brasil, ele bem poderia passar por uma pessoa de pequenas posses, a buscar algo para comprar no centro do Rio. Lá, na Gottaskaemstadt, ele era um mendigo. Assim, pelo menos o classificaram os jornalistas. A fim de sermos politicamente corretos – e pela minha desconfiança de que esse camarada tem uma casa no centro da referida cidade – chamemo-lo, à la Jânio Quadros, de pedinte.

O tal se aproximou e balbuciou um “aftasardemdoem” qualquer que nenhum dos brasileiros entendeu. Imaginem só se jornalista tivesse que falar a língua de cada lugar onde vai cobrir alguma matéria. Não haveria o quiproquó que parou o projeto da torre de Babel há uns anos. A linguagem de sinais, por outro lado, é universal. A mão do sujeito estava estendida e em seu rosto havia uma tentativa alemã de expressão de cachorro olhando para o dono comendo um belo pedaço de carne. Apesar da expressão facial em alemão ser um pouco diferente da brasileira, a turma entendeu o que o homem queria.

Lá pelas tantas, depois de o amigo Franz repetir, um pouco mais alto e devagar, a sua frase – coisa que não adiantou muito -, um dos jornalistas resolveu pôr um ponto final à chatice tipicamente brasileira em terras teutônicas. Arranhou no seu parco inglês que ele “don’t speak German”, com um olhar fingido de quem até gostaria de ajudar, mas não entendia o que lhe diziam. Foi daí que o pedinte retrucou:

– But I speak English!

Depois dessa, a turma toda imediatamente exigiu em coro do metido a intérprete:

– Ae, agora dá 5 euros pro cara, que ele merece!

Deu.

(Mais sobre Copas em http://fcvuvuzela.wordpress.com)

Advertisements

Tags: , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: